terça-feira, 14 de março de 2017

Meritocracia

Conheci Renato na Desembargador João Batista, no Bongi, onde ‘nasci’ e cresci.  Renato era da Mustardinha. Apenas o muro da Celpe, a companhia elétrica de Pernambuco, separava os bairros.


No Bongi era tudo asfaltado, casas boas, grandes, vizinhos ‘bem de vida’; juízes, advogados, engenheiros, comerciantes, funcionários públicos – como meus pais. Na Mustardinha, ruelas de terra, esgoto sem tratamento, casas simples, muito lixo, som alto, menino e cachorro de tuia nas ruas.


Eu, Ivinho e Riquinho, meus irmãos, cruzávamos essa ‘fronteira’ com frequência pra comprar bombom na venda de Seu Lourenço ou ir com mainha na missa do Padre Jaime. Andar de bicicleta pela Mustardinha também era fascinante, um mundo diferente do nosso e bem ali do lado.


A Desembargador Batista era o local das peladas da vizinhança. Duas chinelas paralelas de cada lado, ou pedras mesmo, e a bola rolava. Renato vinha da Mustardinha com o irmão gêmeo jogar com a gente.


Nós tínhamos mais ou menos a mesma idade. Por anos e anos a gente se encontrou e se enfrentou ali, nas tardes do Bongi. Eu quase sempre perdi. Mas, com o tempo, ele passou a aparecer menos. Até que deixou de ir.


Eu segui a vida; Mater Amabilis, Salesiano, São João, Marista, os colégios privados – e católicos – de minha carreira escolar. Professor particular, quando era necessário, cursos de idiomas, cursinho pré-vestibular... tive tudo à disposição. Aproveitei.


Passei. Jornalismo. Na Federal! Mas também poderia ter cursado administração na Faculdade Estadual de Pernambuco ou ter feito comunicação na Católica – meus pais podiam pagar. Mas preferi ser o primeiro jornalista da família... de graça. (A razão da escolha do curso até já contei aqui no GraViola em Por que Escolhi Jornalismo).


Cabeça raspada, orgulho da família.


O tempo passa. Já repórter de televisão, nossa equipe da Globo Nordeste é informada pela chefia de reportagem que deve seguir para o bairro de Tejipió. Pauta sobre a prisão de uma quadrilha de assaltantes na Delegacia de Capturas.


Uns seis jovens, a maioria sem camisa, encostados na parede da sala do delegado. Todos negros. De cabeça baixa. O agente ordena levantarem o pescoço.


- Hora de ficar famoso, cambada!


No canto direito, mais perto da porta, um rosto familiar.


Pera lá. Eu conheço aquele cara ali.


Caralho, Renato.


Meu companheiro de pelada da infância, ali, já ‘de maior’, era um dos integrantes do grupo que praticava toda sorte de assaltos no Recife. Renato logo abaixou a cabeça. Mas já estava devidamente registrado pelos fotógrafos e cinegrafistas. Não cruzamos os olhares. Nem sei se ele me notou; ou se até me reconheceria. Afinal, havia muitos anos que a gente se enfrentara nos duelos de barrinha da Desembargador João Batista.


Aquilo ficou na retina e na memória por muito tempo. Não sei onde está Renato, o que se deu depois de ir para o Presídio. Se engrossou a estatística dos 42% dos presos brasileiros provisórios que passam anos sem julgamento. Sendo que mais da metade deles, quando julgados, recebem pena menor do que o tempo que já passaram na prisão.


Nem sei se ele ainda está vivo.


Sei apenas que Renato e os comparsas não tiveram ordem especial da Justiça para preservar seus nomes em tarja preta. Sei também que, depois da parceria na pelada quando meninos, voltamos a estar juntos, adultos, na mesma reportagem de tevê.


Eu, o repórter. Ele, o 'bandido'.

3 comentários:

  1. Simples, por isso, genial.
    Parabéns pela aula de sociologia.
    Matheus Sukar

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto, André. Parabéns.

    Lendo, me fez viajar no tempo de boas lembranças da minha infância.

    Se eu tivesse escrito um pedaço dessa minha época lá no Rosarinho, só que sem tanto estilo e qualidade, diriam que um de nós dois plagiou o outro tão semelhante as histórias. Até as “barras” do gol são as mesmas!

    A diferença nas duas histórias é que a minha tudo aconteceu no mesmo bairro - sim, era "dividido” na parte "rica" e na parte pobre, aliás, a mais divertida. Voltando, também não fiz jornalismo e não cruzei mais com alguns colegas de pelada, de empinar papagaio, do jogo de bola de gude nas ruas de terra batida ou, para a época, de se aventurar de bicicleta por outros bairros distantes. Também não os encontrei mais, mas soube que tinham morrido durante a prática de assaltos.

    Outra diferença, a minha história se passa em meados dos anos 60.

    Um abraço.

    Harold Kelly.

    ResponderExcluir
  3. Como diria um amigo: "E viva a desigualdade social!". Claro, ele é o branco, alimentado...

    ResponderExcluir